Em uma época em que adotar hábitos mais saudáveis está em alta, que tal cultivar uma horta caseira e agregar o projeto à arquitetura de sua residência? Uma gama enorme de alternativas está disponível no mercado para possibilitar que o morador tenha uma horta orgânica em casa e possa plantar e colher temperos, verduras, ervas e até legumes e frutas. Tudo isso pensado e organizado para combinar com a decoração do ambiente.
O primeiro passo é a escolha do local onde será montada a horta. Em seguida, serão definidas as espécies a serem cultivadas e de que forma serão dispostas naquele espaço, para integrar o estilo da decoração. Com relação à organização, não faltam opções. É possível montar a horta em vasos pequenos ou grandes, garrafas PET, cavaletes, pallets, latas de alumínio, sapateiras, potes de vidro. E isso só para exemplificar. Tudo vai depender do espaço disponível e da criatividade do profissional.
“Quando estamos diante de espaços reduzidos, podemos usar vasos menores, com plantas individuais, ou um recipiente maior, para plantar espécies distintas juntas”, explica a Arquiteta Milena Chastinet, diretora e sócia executiva do escritório Chastinet Arquitetura, Urbanismo e Engenharia. Ela conta que dá para personalizar os recipientes, pintando os vasos, as garrafas e as latinhas. “É possível criar peças bem interessantes, que serão perfeitamente integradas ao conceito da decoração”, pontua.
Espaços maiores – Se o cliente tem um espaço considerável para criar o seu jardim, as possibilidades são ainda maiores. Aqui vale apostar no uso do pallet, que organiza a horta e permite a plantação de uma grande quantidade de espécies. Se existe uma parede inteira e comprida disponível, dá ainda para associar o pallet às garrafas PET e utilizar a criatividade na criação de um belo jardim vertical.
Caso o morador possua um quintal, dá para construir uma estrutura maior, utilizando materiais diversificados, como paralelepípedos ou toras de madeira, para construir os canteiros.
Espécies mais utilizadas – A variedade é grande de espécies que podem ser cultivadas em casa. Para começar, você pode apostar em: salsinha, cebolinha, alface, chicória, couve, espinafre, rúcula, manjericão, coentro, hortelã, erva cidreira, alecrim, pimenta, tomate, orégano, tomilho-limão, carqueja, sálvia, anis.
DICAS PARA MANTER UMA HORTA EM CASA
1.É preciso fazer a rega pela manhã e à noite, sem encharcar as plantas.
2.Não se deve regar as folhas, para evitar a proliferação de fungos.
3.É fundamental observar a posição do sol, as plantas precisam receber cerca de quatro horas de luz por dia.
4.Evite locais que tenham muito vento.
5.O consumo das plantas estimula a produção. Então, se não for usar por muito tempo algumas delas, é importante fazer uma poda.
6.Para preparar o solo, utilize primeiro uma parte de areia, depois uma parte de húmus de minhoca e por último duas partes de terra. Deixe o solo bem fofo e não coloque pedras.
7.Cuidado com as plantas que serão dispostas no mesmo recipiente. Hortelã e salsinha, por exemplo, devem ser plantadas individualmente, por causa de suas raízes.
8.Para o cultivo das hortaliças, vasos com 20 cm de profundidade já são suficientes.