“Brincadeira de criança/como é bom/como é bom”. Engana-se quem pensa que a arquitetura é feita exclusivamente para os adultos. Isso porque, em países de todo o mundo, os arquitetos estão cada vez mais inovadores ao criar ambientes onde as crianças podem explorar sua imaginação.
Nesta véspera do Dia das Crianças, selecionamos sete playgrounds capazes de aliar inovação e encantamento, o que provavelmente lhe despertará a vontade de tornar a ser criança. Espia só:
Wibit Sports GmbH: a empresa de esportes aquáticos alemã produz playgrounds relacionados com a água – que levam a assinatura do arquiteto Robert Cirjak. O equipamento da foto acima está localizado em Bol, na Croácia, e dispõe de balanços, escorregadores e estruturas de escalada.
Crianças podem subir até a 13 metros do chão/Foto: © Swarovski Kristallwelten
Swarovski Kristallwelten (Crystal Worlds): A torre de jogos conta com quatro níveis diferentes, onde as crianças podem subir até o ponto mais alto (13 metros em relação ao chão). O parque infantil está situado em Tirol, na Áustria, e foi criado pelo escritório de arquitetura Snøhetta.
As “Viagens de Gulliver” estão bem representadas neste playground de Valência/Foto: © Shutterstock/Rostislav Glinsky
Parque Gulliver: As famosas “Viagens de Gulliver”, um clássico de Jonathan Swift, inspiraram o arquiteto Rafael Rivera, o artista Manolo Martin e o designer Josep Vincent “Sento” Llobell Bisbal. Em 1990, eles criaram o Parque Gulliver em Valência, na Espanha.
Gigantescas figuras de bronze povoam imaginação da criançada/Foto: © Flickr/Daniel Lobo
Silver Towers Playground: O artista do Brooklyn, Tom Otterness, criou o Silver Towers Playground em Nova York. O parque infantil dispõe de 27 figuras de bronze com 7 metros de altura e 9 metros de comprimento cujas pernas duplas funcionam como escorregadores.
Crianças rastejam, saltam e rolam nos Woods of Net/Foto: © Flickr/jeanphony
Woods of Net: O escritório Tezuka Architects traz fantasias para a realidade com seus Woods of Net em Hakone, no Japão. Este ninho de arco-íris possibilita que as crianças rastejem, saltem e rolem. A obra foi tecida pelas mãos da artista japonesa Toshiko Horiuchi Macadam.
Parque infantil dispõe de escalada, escorregadores e pontes/Foto: © MONSTRUM
Brumlebyen: Batizado de Brumlebyen, este playground situado em Copenhague, na Dinamarca, conta com escalada, escorregadores e pontes que conectam as estruturas. Os designers da Monstrum assinam o parque infantil.
Sustentabilidade é o grande destaque deste parque infantil peruano/Foto: © basurama.org (CC BY-NC-SA 3.0)
Ghost Train Park: As noções de sustentabilidade são o grande diferencial do Ghost Train Park, localizado em Lima, no Peru. Criado pelo coletivo de arquitetura Basurama, este percurso de obstáculos coloridos utilizou trilhos de trem abandonados da cidade como materiais de construção. Quase todo o parque é construído com materiais reciclados e reutilizados, incluindo peças de carros e pneus.
Muito legal, não é mesmo?