7 de setembro de 2016 abrasivo

Arquitetura e decoração pelo mundo

Três projetos de capelas pelo mundo que mostram como a arquitetura pode se conectar perfeitamente com a religiosidade. 

1.Capela San Bernardo: Localizado em Córdoba, na Argentina, nas planícies dos pampas, o projeto foi montado a partir da reutilização de materiais de uma casa rural e seus currais que ocupavam o local anteriormente, em especial os tijolos centenários. A capela capta a luz do pôr do sol ao entardecer, criando sombras belíssimas, já que o lugar não é abastecido por nenhum tipo de serviço público, sequer possui energia elétrica e água corrente. Toda a iluminação fica por conta das condições naturais, criando efeitos visuais lindíssimos dentro da capela, a depender da estação. A crucificação de Jesus Cristo ganhou uma homenagem especial na entrada, com duas tiras de madeira dispostas horizontal e verticalmente, que recriam em um sombreamento belíssimo, o formato da cruz.

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2.Capela Hiroshima: Esta capela foi construída em frente a um hotel no Japão, permitindo que seus visitantes possam enxergar por trás do altar o jardim que enfeita o pátio do hotel. A iluminação ganhou atenção especial, a partir da utilização de 100 painéis em madeira de cipreste recortados manualmente. Os desenhos talhados modelam uma grande árvore e seguem os padrões tradicionais japoneses, representando ancestralidade e prosperidade. A inspiração para o projeto arquitetônico foi a interconexão entre os seres vivos. A proposta de sua construção foi aliar as questões espirituais à exposição de artesanatos e artes tradicionais do Japão, além da história do país.  e da história as questões espirituais.

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3.Capela do Bosque Sayama: A capela foi construída no cemitério Sayama, em Saitama, no Japão. O projeto representa o caminho da vida, já que a referida necrópole é voltada para um público diversificado, sem levar em consideração sua religião. Ela fica localizada no meio de uma área bastante arborizada, com muitas árvores e bosques na vizinhança, e pouco tráfego de pedestres e veículos. O espaço então é bastante adequado à oração e à conexão com a religiosidade. A arquitetura propõe uma revisitação ao estilo japonês chamado gassho, com paredes voltadas para o interior, duas hastes inclinadas formando um triângulo e telhas em alumínio em formato de ondas na cobertura.

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