Uma residência integrada com a natureza, um museu no meio do nada e um restaurante no topo da montanha. Conheça projetos curiosos ao redor do mundo.
- Que tal um almoço no topo da montanha?
A montanha Chäserrugg, na Suíça, a 2260 metros de altitude, ganhou um restaurante. O projeto de Herzog & de Meuron contempla uma estrutura de madeira montada em cima de uma base de concreto, com uma linda varanda que avança sobre o precipício. A arquitetura do local inclui ainda janelões de vidro que proporcionam a visão panorâmica da paisagem. A ideia de criar um restaurante por ali foi oferecer mais conforto aos visitantes da região que abriga uma famosa estação de esqui.
2. Museu do Trabalho Rural
Ao se deparar com uma estrutura que mais parece um farol, no meio de uma paisagem natural na Rússia, dificilmente alguém imaginaria que se trata de um museu. O Museu do Trabalho Rural foi construído com materiais locais, como palha e argila. Possui oito metros de altura e guarda em seu interior objetos de trabalho manual. O projeto desenvolvido pelos arquitetos russos Sergei Tchoban e Agniya Sterligova homenageou a história da região.
3. Residência integrada com o entorno
O conceito de integração com o ambiente externo foi a base do projeto desta residência australiana. Os cômodos foram dispostos ao redor de um pátio aberto, arborizado e com belas paisagens. Para realizar a convergência da casa com o seu entorno, o escritório Tzannes Associates utilizou materiais como madeira, concreto e pedras nas fachadas e interiores. Muitos vidros incrementaram o projeto, ampliando a ideia de continuidade.