A Torre de vigia na Hungria, o novo túnel da Central Station, batizado de Cuyperspassage, e o Museu Van Gogh em Amsterdã são bons exemplos da arquitetura deslumbrante que existe hoje pelo mundo. Vamos dar uma volta e conferir o que existe de bom nestes lugares.
1.Torre de vigia na Hungria
A proposta foi criar um ambiente contemporâneo em uma área de colinas no norte da Hungria. Feito de pedra e concreto, o edifício fica localizado em Galyateto, com o topo a 1000 metros do chão. Dentro da estrutura, foram construídos três abrigos com janelas circulares coloridas, que ficam iluminados, para possibilitar o descanso dos transeuntes que passam pelo local.
2. Cuyperspassage
O novo túnel da Central Station, em Amsterdã, capital da Holanda, foi batizado de Cuyperspassage e construído abaixo da estação. A estrutura faz a ligação da cidade com a baía do IJ, conhecida zona portuária da cidade. Desde o final do ano passado, quando foi inaugurado, o local tem sido utilizado diariamente por mais de 15 mil ciclistas e milhares de pedestres. O antigo caminho que ligava a cidade ao rio, cheio de curvas, agora foi encurtado, levando mais praticidade a quem precisa fazer o trajeto. Na decoração interna foram utilizados mais de 80 mil azulejos.
3.Museu Van Gogh
Construído em 1973, com um projeto de reforma em 1999, o Museu Van Gogh, em Amsterdã, ganhou um novo hall de entrada, com fachada de vidro, telhado e escadaria. Painéis de vidro retangulares foram moldados no local, modernizando o espaço. Destaque para a iluminação do novo hall, que foi ampliado, ganhou vestiários e uma loja, melhorando o acesso e o conforto no local. Com as mudanças, o museu se transformou no maior edifício de vidro da Holanda.