As passarelas existem no mundo especialmente para que o ser humano consiga ultrapassar obstáculos, atravessando pontos distintos com segurança e agilidade. Seus tamanhos variam conforme a necessidade, assim como também são variáveis seus formatos, podendo transformar-se em verdadeiros espetáculos da engenharia e arquitetura. Aqui vamos apresentar cinco passarelas utilizadas na travessia de pedestres que se destacam visualmente pelo mundo.
1.Henderson Wave Bridge (Cingapura)
Com estrutura ondulada em aço e madeira, esta é a mais alta passarela do país, que liga os bairros de Mount Faber e o Telok Blangah Hill, na Southern Cordillera. Nas partes onduladas, foram instalados espaços para que o pedestre possa sentar e apreciar a paisagem. A iluminação noturna em LED dá um toque especial ao ambiente.
2.Tiger and Turtle (Alemanha)
Uma verdadeira montanha-russa para pedestres foi instalada no topo do morro Heinrch Hildebrand, em Duisburg. A estrutura permite que o transeunte fique a 21m de altura e possa observar a paisagem por outro ângulo. O local possui degraus de difícil escalada, com um metro de largura, e um corrimão com iluminação em LED integrada, que auxilia no trajeto.
3.Webb Bridge (Austrália)
Localizada em Melbourne, seu formato foi inspirado nos cestos e armadilhas usados na atividade de pesca, comum dos moradores da região. Construída com materiais reciclados, a partir de ligas de metal, ela cruza o rio Yarra. A estrutura mais parece uma obra de arte e virou um ponto turístico para aqueles que visitam a cidade, pois possibilita uma vista singular da região.
4. The Rolling Bridge (Inglaterra):
Ela parece uma escultura em formato de prisma octogonal na maior parte do tempo, possibilitando a passagem de embarcações. Mas a estrutura se desenrola, com o auxílio de prensas hidráulicas, formando uma passarela comum de 12m, permitindo a travessia de pedestres pela Bacia Paddington. O layout inusitado lhe rendeu diversas premiações.
5.Tabiat (Irã)
Ao norte de Teerã, a passarela de 270m liga dois parques públicos. Com um visual tridimensional, a estrutura possui dois níveis, conectados por rampas e escadas, construindo vários caminhos para a travessia de um ponto ao outro. Multifuncional, o local conta ainda com café-galeria e restaurante, para que o transeunte possa permanecer por mais tempo na passarela, apreciando a linda paisagem do entorno.