15 de junho de 2016 chastinet

Três projetos residenciais pelo mundo que fogem da arquitetura tradicional

Casas nos Estados Unidos e em Burkina Faso contam com tipos de arquitetura que vão além dos padrões convencionais. Os projetos da Studhorse, da Residência em CLT e da Morada Coletiva conseguem aliar bom gosto, tecnologia e sustentabilidade. 

1. Studhorse (Estados Unidos) – Uma casa que permite à família acompanhar ativamente todas as estações do ano é a proposta desta residência construída nas montanhas de Cascades, em Washington. São quatro prédios distintos, que circundam uma piscina e um canteiro central, construídos com madeira e vidro. O edifício onde estão a sala, cozinha e bar possui janelas que permitem a abertura completa do espaço, quando a estação é favorável. O segundo prédio abriga dormitórios da família, enquanto o terceiro é destinado aos visitantes, para que tenham privacidade. O quarto prédio possui uma sauna com vista privilegiada para o vale.

Arquitetura

2. Residência em CLT (Estados Unidos) – O projeto tem arquitetura inspirada nas pequenas cabanas de praia do noroeste do Oceano Pacífico. O lote triangular de 230m² deu lugar a uma residência em madeira escurecida no exterior e madeira laminada clara no interior. Para o acabamento, foram escolhidos materiais como o plástico laminado, quartzo e aço inoxidável. A cobertura do teto, em cedro, permite uma linda vista para o lago. Foram utilizados ainda cerca de 70 painéis CLT (madeira laminada cruzada) pré-fabricados, altamente sustentáveis.

Arquitetura_coletiva_chastinet

3. Morada coletiva (Burkina Faso) – Módulos foram reunidos para criar esta residência coletiva de professores na África. A ideia foi utilizar a terra como elemento sustentável na construção de estruturas individuais capazes de serem combinadas de maneiras diversas. As paredes de adobe foram projetadas sobre uma base composta por pedras de granito e cimento, garantindo proteção contra a umidade. Os telhados arqueados são compostos por concreto e blocos de terra, com aberturas que possibilitam ventilação e iluminação naturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *