23 de fevereiro de 2016 chastinet

Como incorporar o ar condicionado na decoração?

Acessório indispensável nas regiões em que predomina o calor, o ar condicionado é também um desafio para arquitetos e designers de interiores. Com formato, estilo, cor e tamanho restritos, o aparelho precisa ser incorporado à residência com cuidado, para que não se torne o chamado “elefante branco” da decoração. Além disso, escondê-lo aleatoriamente é uma alternativa inviável, pois pode comprometer significativamente a sua funcionalidade.

Uma solução que pode dar certo é utilizar móveis personalizados sob medida para compor a decoração do local onde deverá ser instalado o ar condicionado. Dá para criar um lugarzinho bem reservado para ele e até colocar portas que permitam que ele fique “invisível” quando não estiver sendo usado. E se a intenção é que o compartimento do ar fique sempre fechado, você pode optar por portas com frestas mais largas, que não prejudicam a circulação do ar.

Quando for escolher onde instalar o aparelho, o ideal é que seja em locais mais discretos, que não atraiam muita atenção nem o olhar do visitante. É possível colocá-lo em cantos ou próximo a vigas. Mas se o espaço é bem restrito e não há opções sobre o que fazer, que tal pensar no aparelho como parte da decoração, abusando da simetria com quadros e móveis?

ar_condicionado03

Você também terá de se preocupar com a cor da parede em que será instalado o ar condicionado. Como a ideia é inicial é sempre torná-lo um elemento discreto na decoração, instale o aparelho branco em paredes brancas ou opte pelo de cor acinzentada nas paredes escuras. No mais, é aceitar que o ar condicionado pode ser fundamental em sua casa e que, independente das soluções adotadas, o conforto térmico trará sempre melhorias para sua qualidade de vida.

Tagged: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *