Calçadões em países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Grécia e Brasil são relevantes projetos arquitetônicos e artísticos. Verdadeiros pontos turísticos, essas estruturas também contribuem para a economia das regiões em que estão instalados.
1.Praça dos Restauradores (Lisboa, Portugal): A praça foi inaugurada no ano de 1923, para adornar a região onde anos antes fora instalado um gigantesco obelisco de 30m. Os desenhos formados pelos calçadões mostram o trabalho do arquiteto e artista plástico João Abel Manta.
2.Myconos (Grécia): Pedras que formam mosaicos irregulares marcam o famoso calçamento da ilha grega de Myconos. Para manter o visual sempre expressivo, as autoridades locais pintam com muita frequência as partes que contornam as pedras de branco.
3.Passeio Marítimo de Poniente (Benidorm, Espanha): Benidorm recebe cerca de cinco milhões de turistas por ano, vivendo praticamente desta atividade. Para dar um charme a mais à cidade e com inspiração na natureza, em Gaudí e em Burle Marx, foi criado um lindo passeio ondulado em concreto branco e uma superfície colorida em toda sua extensão.
4.High Line (Nova York, Estados Unidos): Este passeio com cerca de 2,5km de extensão no Lower West Side, em Manhattan, foi construído em decorrência de uma questão judicial. Uma linha de trem funcionava no local e tudo seria demolido, mas a população brigou para que o local se tornasse um espaço público. Hoje, o local recebe pessoas que querem ler, caminhar, fazer esculturas de gelo no inverno ou tomar um bom sol no verão.
5.Copacabana (Rio de Janeiro, Brasil): O calçadão de Copacabana foi construído com pedras portuguesas, criando formas em alusão às ondas do mar. O Rio de Janeiro possui atualmente 1,218 milhão de metros quadrados de calçamento em pedras portuguesas. Na década de 70, a Avenida Atlântica ficou mais larga, foi criado um canteiro central e o calçadão ganhou traçado curvilíneo.