Alguns aspectos devem ser levados em conta para que o resultado atenda suas expectativas. Se você está pensando em construir uma piscina em casa, estas cinco dicas certamente vão lhe ajudar a desenvolver o seu projeto.
Construir uma piscina em casa é o sonho de muita gente, ainda mais quando se tem um espaço considerável no jardim, terraço ou quintal. Ao mesmo tempo é natural ter uma série de dúvidas a respeito. Por exemplo: qual modelo escolher? Grande, média ou pequena? Qual decoração aplicar?
Para que nada dê errado é preciso estudar alguns aspectos a fim de que o resultado atenda suas necessidades e expectativas. Se você está pensando em construir uma piscina em casa, estas cinco dicas certamente vão lhe ajudar a desenvolver o seu projeto:
Foto: Pinterest
Considere o perfil dos usuários
Para início de conversa você precisa pensar na utilização que será destinada a ela. Qual é o estilo de vida de sua família ou dos banhistas que irão desfrutá-la? Definir o tipo de piscina por meio de alguns detalhes quanto ao seu uso tende a ser um bom ponto de partida.
Foto: girl.goip.de
Regrinha para tamanho e profundidade
Esses fatores – de fundamental importância – serão definidos a partir da definição do tipo de piscina, o espaço, características do terreno e o orçamento disponível para a realização do projeto. Vale destacar que contratar um profissional especializado te ajudará a escolher a piscina ideal para seu terreno. Contudo, obviamente, já sabemos que sua piscina necessitará de uma área de circulação ao redor (mesmo que seja pequena). Talvez você não saiba, mas existe uma forma simples para identificar o tamanho ideal do terreno: basta multiplicar a área da piscina por dois, ou seja, para uma piscina de 3 x 3m (9m²), você necessitará de 18m² de terreno. Quanto a profundidade, o ideal é ter entre 1,30 e 1,40m na parte mais funda, suficiente para permitir a prática de natação. A parte mais rasa, indicada para as crianças e para o descanso dos adultos, a medida vai de 0,40 a 0,50m.
Foto: small4.goip.de
Observe terreno e posicionamento
Primeiramente é importante conhecer quais são os materiais que podem ser utilizados na construção de sua piscina, pois isso também implicará na definição do método construtivo que será aplicado.
O terreno para a construção da piscina deve ser analisado previamente para verificar as possibilidades de escavação, identificando a presença de raízes, pedras, tubulações, se é um terreno de aterro ou se existe um lençol freático, por exemplo. Deve-se ter em conta que um terreno com topografia irregular irá exigir ações mais especificas, fato esse que, consequentemente, ira encarecer a obra. O posicionamento da piscina deve ser escolhido de acordo com alguns aspectos do imóvel como incidência de sol, vento, sombras, proximidades de árvores e características do terreno.
Foto: shreindesign
Complemente com estilo
O acréscimo de complementos como cascatas, iluminação, área de hidromassagem ou uma sauna, por exemplo, também devem ser considerados. Embora eles contribuam para o aumento do orçamento do projeto, estamos falando de opções interessantes tanto esteticamente, que valorizam a área da piscina, quanto para um melhor aproveitamento da estrutura.
Foto: Burlington — Houzz
Integre a piscina ao ambiente
A ambientação e decoração da piscina são fatores muito importantes devido ao grande impacto visual que esse tipo de estrutura costuma ter. O ideal é que esse novo elemento tenha integração com a imagem do imóvel. Que tal criar um jardim nas imediações? Quanto ao piso, escolha um modelo antiderrapante para evitar acidentes. Por sua vez, os decks de madeira e os pisos de pedra são ótimas alternativas para complementar o entorno.
Lembre-se que a manutenção periódica da piscina é fundamental, ou seja, nem tudo é festa… Cuide para aplicar as técnicas necessárias a fim de manter a água sempre limpa e saudável. Não esqueça também de contratar um profissional para realizar vistorias e ajustes nos equipamentos de funcionamento, como troca da área do filtro, com o objetivo de garantir o bom uso.
Curiosidades:
A palavra piscina (do latim “piscis”) significa“viveiro de peixes”. Os registros mais antigos de grandes reservatórios de água criados para a recreação datam do Egito Antigo, Grécia, Roma e Japão.
Curtiu as dicas? Então, boa sorte em seu projeto!